ECRI

Em Cada Rosto Igualdade

O ECRI (Em Cada Rosto Igualdade) surge como um instrumento fundamental para a informação, apoio e encaminhamento nos diferentes domínios dos imigrantes e minorias étnicas, sendo importante o seu papel na prestação de serviços no acolhimento desta população.

Integrado na estrutura da Junta de Freguesia de Benfica, o serviço de atendimento ao público, funciona ininterruptamente das 9h00 às 16h00, em estreita articulação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que nas instalações do ECRI tem em funcionamento um posto descentralizado de atendimento.

Existe também um protocolo assinado entre a Junta de Freguesia de Benfica e o referido serviço da administração central, que para além de permitir o acolhimento do SEF nas instalações do ECRI, inclui várias áreas de cooperação que vão desde a formação na área da imigração, até à possibilidade deste Centro proceder à entrega de processos de regularização dos estrangeiros.

O protocolo com estas características é o único celebrado entre o SEF e a administração local.

A presença do SEF tem-se revelado de grande importância, uma vez que neste Centro, este organismo tem capacidade de decisão.

Esta valência permite ao ECRI, não apenas informar, apoiar e encaminhar o cidadão estrangeiro, mas também desbloquear situações que dificilmente o imigrante resolveria por si só.

Integrado na estrutura da Junta de Freguesia de Benfica, o serviço de atendimento ao público, funciona nas Portas de Benfica.