PIAF

Plano Integrado de Apoio à Família

O PIAF é um plano de intervenção social criado pela Junta de Freguesia de Benfica, para dar a necessária resposta de proximidade aos problemas da população, no actual contexto económico-social. Através do PIAF os cidadãos da Freguesia de Benfica têm acesso a um conjunto de valências e apoios que lhes permite superar algumas das dificuldades que quotidianamente vão encontrando.

PIAF

A Junta de Freguesia criou um Balneário Público e um Banco de Roupa a funcionarem nas instalações do Jardim do Eucaliptal, que têm por objetivo satisfazer as necessidades de uma população que se encontra no limiar da pobreza, sem qualquer tipo de rendimentos e recursos psicossociais, sendo este um dos recursos mais solicitados.

Toda a população de Benfica tem acesso ao Balneário Público e para beneficiar do Banco de Roupa deve dirigir-se ao PIAF, na sede da Junta.

Descrição

Gabinete que efectua o atendimento e acompanhamento da população de acordo com as diferentes problemáticas.

Meios Existentes

Gabinete de Serviço Social no âmbito do Protocolo descentralizado da CML para o Atendimento Social da Freguesia.

Objectivos

Pesquisa e análise da realidade social; Formulação e avaliação de serviços, programas e políticas a prestar à população.

Público Alvo

Famílias residentes e eleitoras da Freguesia; Alunos que frequentam as escolas da Freguesia.

Para usufruir deste serviço é necessário residir na Freguesia e ter mais de 55 anos ou ser reformado.

sosreparacoes

O SOS Reparações é um programa que se iniciou há cerca de um ano e que tem como objetivo efetuar pequenas reparações nas residências dos seniores e reformados da Freguesia de Benfica.

Os serviços são efetuados por uma equipa de técnicos da Junta e abrangem as áreas da canalização (reparação de autoclismos, torneiras, entre outros), eletricidade (arranjo de tomadas, interruptores, substituição de lâmpadas) e carpintaria (reparação de portas descaídas, estores, entre outros).

Este é um serviço que carece de marcação prévia no PIAF.

Descrição

Gabinete para acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes.

Meios Existentes

GAP -1 Psicóloga da Junta
-Psicólogas contratadas do Programa Intervir (crianças e jovens) -Psicóloga do Centro de Saúde de Benfica (atendimento adultos)
-Psicólogas dos SPO das escolas

Objectivos

Avaliação psicológica; Psicoterapia individual; Orientação vocacional; Intervenção em dificuldades de aprendizagem; Promoção de competências de estudo; Aconselhamento Parental.

Público Alvo

Famílias residentes e eleitoras da Freguesia; Alunos que frequentam as escolas da Freguesia.

Descrição

Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados. Programa promovido pela Comissão Europeia utilizando os excedentes alimentares.

Meios Existentes

1 Psicóloga; 1 Técnica de Serviço Social; Sala para armazenamento de produtos secos; Carrinha para distribuição dos alimentos

Objectivos

Abranger famílias em situação de carência social e económica pontual, em consequência de desemprego, do falecimento de algum dos seus membros, de doença crónica.

Público Alvo

Famílias residentes e eleitores da Freguesia.

Lavandaria ComunitáriaNa continuação de uma política de implementação de recursos para apoiar as famílias de Benfica, a Junta de Freguesia inaugurou recentemente uma Lavandaria Comunitária, situada nas suas instalações da Rua das Garridas.

Toda a população de Benfica pode usufruir deste serviço com taxas sociais (1€ lavagem e 1€ secagem) o que vai permitir a muitos agregados familiares, reduzir as despesas com os consumos de água e eletricidade.