Entrega de Apoios – Banco de Ideias Sociais

Realizou-se ontem a cerimónia de entrega de apoios financeiros do Bancos de Ideias Sociais, uma iniciativa criada pela Junta de Freguesia de Benfica no âmbito da sua responsabilidade social e da Comissão Social de Freguesia. Com esta iniciativa apoiamos financeiramente candidaturas de projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida da população da Freguesia de Benfica, ou seja, que dêem resposta ao desenvolvimento comunitário e social, contemplando áreas de intervenção como a infância, juventude, terceira idade, famílias, desemprego e comunidade em geral. Foram selecionadas nove candidaturas que cumpriam todos os requisitos necessários e atribuído o apoio financeiro, às seguintes entidades:

1. Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger – 2500,00€. Projeto “Ciclo de Encontros”: Ciclos de encontros sobre a síndrome de Asperger para a comunidade como  pais, familiares, profissionais e estudantes com vista à integração na sociedade dos portadores desta síndrome.
  2. Associação O Companheiro, IPSS. – 2500,00€. Projeto “PEP@”: Sala de informática para crianças, desempregados e idosos, com acesso às TIC, estudo acompanhado, orientação vocacional, preenchimento de documentação, empregabilidade.
  3. Teatro Papa-Léguas- TPL- Associação – 2500,00€. Projeto“Teatrola”: Tem como finalidade Montar espectáculos de teatro, como forma de difundir a literatura. Destinado a jovens estudantes do secundário ou universidade.
  4. Associação Casa Estrala do Mar – 2500,00€. Projeto+ Adolescência Risco”: Programa de promoção de saúde mental e intervenção em comportamentos de risco na adolescência. Destina-se a adolescentes, pais, professores e profissionais.
  5. Gira- Grupo de Intervenção e reabilitação Activa – 2500,00€. Projeto “Apoio domiciliário no âmbito da saúde mental”: Apoio domiciliário no âmbito da saúde mental, com vista ao reforço das competências, a reabilitação, a recuperação e integração social.
  6. Rute- Associação de Solidariedade Social – 2025,00€. Projeto “PES – Prisão espaço de superação”: Programa de intervenção com reclusos em regime aberto do estabelecimento Prisional do Monsanto, no âmbito do treino de competências sociais através da prática de jogos de tabuleiro, ping-pong e visionamento de filmes.
  7. Refood- 4 Good – Associação de Solidariedade Social – 2275,50€. Projeto “Re-food Benfica”: Programa de combate ao desperdício alimentar, através da recolha de refeições na restauração e supermercados e redistribuição num total de 100 famílias.
  8. Associação Cultural Artística e Educativa Cafinvenções -2475,00€. Projeto “Pastores do Bairro”:Trata-se de um projeto de continuidade em que através de atividades ludico-pedagógicas como ateliers artísticos, oficinas, atividades ao ar livre, jogos, se treinam competência cívicas e de dinamização comunitária no bairro do Bom Pastor.
  9. Nova Aliança- Centro Social- 1500,00€: Projeto: “Heróis da Vida”: Programa de promoção do envelhecimento ativo e saudável, através de dinâmicas de sociabilização, inclusão social com dinâmicas de estimulo à saúde e bem-estar mental e cognitiva.

Com este apoio a Junta de Freguesia de Benfica está a ajudar as associações que atuam na freguesia a concretizar os seus projetos sociais, e a contribuir para melhoria da qualidade de vida da população de Benfica.