Cante Alentejano GRUPO CORAL DA DAMAIA “OS ALENTEJANOS”

28 28Europe/Lisbon Novembro 28Europe/Lisbon 2015 @ 17:00 - 18:00

28 de Novembro|Sábado – 17h00:

Cante Alentejano GRUPO CORAL DA DAMAIA “OS ALENTEJANOS”    M/6

Comemoração de 1º aniversário da consagração do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Grupo Coral da Damaia “Os Alentejanos”; foi fundado a 1 de Julho em 1980, celebrando este ano 35 anos de interrupta atividade, com estatutos publicados em Diário da República e sede própria na Damaia.

É fundador da MODA – Associação do Cante Alentejano, e apoiante e impulsionador da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade desde a primeira hora, tendo participado ativamente na promoção da mesma.

Tem 2 trabalhos editados (estando para breve o 3º), e já participou em diversas atividades culturais e de promoção do Cante Alentejano e da cultura e identidade Alentejana no seu todo, articulando diversas vezes também com artistas de outras áreas culturais e musicais tais como poetas, grupos de teatro, filmes, programas televisivos, anúncios, Festivais, Tertúlias, fadistas, músicos de diversificados tipos de folclore nacional e internacional.

Tem inclusive participação no filme do cineasta Sérgio Tréfaut ALENTEJO, ALENTEJO, sobre a Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, que venceu o galardão para a Melhor Longa-Metragem Portuguesa no Festival de cinema Indielisboa 2014.

São um grupo coral de música tradicional portuguesa, mais concretamente do Baixo-Alentejo, que representa a etnografia desta vasta província de Portugal, e que tem como referência o cante a vozes sem outro instrumento que não seja a voz.

Este tipo de cante tem origem nos cantes gregorianos e nos cantes árabes, sendo por isso um cante ancestral e que era entoado nos trabalhos do campo pelos nossos antepassados, permanecendo até aos dias de hoje com a sua genuinidade.

A sua riqueza histórica e patrimonial, fez com que tanto historiadores, como sociólogos, antropólogos, e etnomusicólogos se tenham interessado por ele, e tenham aceitado a sua Candidatura a Património Cultural e Imaterial da Humanidade na UNESCO, da qual muito nos orgulhamos de ter sido aceite, e onde estivemos envolvidos de forma inequívoca e participativa desde a primeira hora, tendo sido um dos primeiros grupos a propô-la e a subscrevê-la.”

Produção: Junta de Freguesia de Benfica.

Duração: 60 min (aproximadamente).

BILHETE (Geral): 2€ (Três Euros)

BILHETE Palcos de Benfica: 1€ (Um Euro)

Reservas/ informações:bilheteiraonline@jf-benfica.pt|
As reservas poderão ser efetuadas até 24 horas antes do espetáculo.

28 28Europe/Lisbon Novembro 28Europe/Lisbon 2015