Comédia MARX NA BAIXA

5 05Europe/Lisbon Julho 05Europe/Lisbon 2014 @ 21:30

5 de Julho|Sábado– 21h30

Comédia MARX NA BAIXA                                                                      M/12

“E se um homem barbudo, vestindo fato e gravata, carregando uma mala, talvez de livros, talvez de ideias, aterrasse em Portugal? E se esse homem fosse Karl Marx, que para reivindicar o direito a limpar o seu nome veio cá abaixo, mais propriamente à Baixa?

Este é o mote de Marx na Baixa, um espectáculo que mostra o lado mais humano do filósofo alemão. Uma mesa, duas cadeiras e quatro ou cinco adereços são o que Marx precisa para marcar um encontro com os lisboetas e para nos enviar numa viagem tão histórica como íntima, tão política como sentimental, tão profunda como irresistivelmente hilariante.”

O Espectáculo

Encenado pela primeira vez em Portugal, Marx na Baixa é um monólogo cómico de 70 minutos que se serve de um cenário minimalista mas pormenorizado: para além de elementos cénicos da época como uma mala, livros, cerveja, etc. Marx faz-se acompanhar por uma memória visual corporizada em vídeos projectados no palco. Também o trabalho de luzes, apesar de simples, integra-se com grande importância narrativa, ao permitir a interacção entre Marx e as autoridades do além.

O figurino e a caracterização de André Levy como Karl Marx são necessidades indeléveis, já que uma parte da força dramática da peça decorre da imediata associação pelo público entre o actor e o personagem histórico.

Com largas dezenas de adaptações a outros palcos, outras línguas e outros países de todos os continentes, Marx na Baixa é mais que uma primeira tradução: é também a adaptação envolvente e divertida das referências culturais aos EUA à realidade de Portugal. “

Interpretação: André Levy

Encenação: Mafalda Santos

Direcção técnica: João Barreiros

Tradução e adaptação: António Santos

Duração: 70 min.

BILHETE (Geral): 6€ (Seis Euros)

BILHETE C/ Descontos (>65 anos; Estudantes, Sindicalizados e Crianças): 4,80€ (Quatro Euros e Oitenta Cêntimos)

Informações e reservas: bilheteiraonline@jf-benfica.pt

O Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Benfica não se responsabiliza por eventuais alterações.

5 05Europe/Lisbon Julho 05Europe/Lisbon 2014