Junta-te ao Jazz Benfica – The Soaked Lamb

2 02Europe/Lisbon Maio 02Europe/Lisbon 2014 @ 21:30

2 de Maio|Sexta-feira – 21h30

Concerto THE SOAKED LAMB

“The Soaked Lamb não são imunes ao que se passa à sua volta, à contemporaneidade, mas preferem tocar sentados. No fundo, compõem com uma lentidão que não é nada moderna. The Soaked Lamb não têm tempo para ter pressa, fazem as músicas como eram feitas há setenta ou oitenta anos, com o cuidado de quem faz uma melodia para durar e não um ritmo para trepar os tops. Os concertos passam-se sentados, o público e a banda. Tocam a cores, mas soa a preto e branco. Todos usam chapéu, mas já houve um elemento que tocou, contra todas as regras, de sandálias. São seis músicos, mas os instrumentos são mais de uma dúzia: Miguel Lima toca bateria e percussão, Tiago Albuquerque toca clarinete, saxofones, guitarra, concertina e ukulele, Mariana Lima canta e toca saxofone e ukulele, Vasco Condessa toca piano e outras teclas, Afonso Cruz canta e toca guitarra,  ukulele e harmónica , Gito toca contrabaixo. E ainda há um megafone envolvido.

Evergreens:

O novo trabalho de The Soaked Lamb é um disco de versões, mas acima de tudo, é preciso não esquecer, é uma máquina de memória. Há melodias que não mereciam o esquecimento, que, mais do que a morte, é a verdadeira morte, mais trágica e eterna. O resultado tem como nome Evergreens, que significa, sobretudo, perenidade. Escolhemos alguns temas que achamos exemplos de grandes criações, das mais belas que o homem é capaz, já que é de música que se trata. E além destes – que incluem gospel, country, jazz, blues, samba, canção mexicana ainda acrescentámos versões de três músicas nossas, chegando a transformar um blues num tango. Existem pontes invisíveis, cordas que unem coisas que não parecem poder ser unidas. Para culminar, acrescentámos um original, a três tempos, e em português. Continuamos a tocar sentados, mas usamos mais línguas, usamos mais mundo. Estes são os nomes dos temas, todos gravados na Índigo: A Flor e o Espinho, I Saw The Light, 4 Quartos, Midnight Special, Your Cheatin’ Heart, Blue Voodoo, La Llorona, Keep Your Lamp Trimmed and Burning, A Coffin For Two, Sixteen Tons, Tombstones Under Oak Trees, Hot Nuts. Para criar ainda mais eternidade à ideia de Evergreens, tivemos a participação de Rodrigo Leão — nos arranjos de A Flor e o Espinho –, que trouxe com ele um trio de cordas composto por Viviena Tupikova (violino), Bruno Silva (viola) e Carlos Tony Gomes (violoncelo). O coro Musicarte acrescentou muitas vozes — porque a música deve ser feita assim — ao tema Midnight Special, enquanto o Jorge Fortunato, dos 49 Special, tocou steel guitar na nossa versão de Hot Nuts. Evergreens são 12 temas que desejamos que sejam eternos.”

Organização/Produção: Junta de Freguesia de Benfica

BILHETE (Geral): 5€ (Cinco Euros)

BILHETE Palcos-Benfica: 4€ (Quatro Euros)

2 02Europe/Lisbon Maio 02Europe/Lisbon 2014