Música Portuguesa| Samuel Úria

Música Portuguesa| Samuel Úria          M/6

SAMUEL ÚRIA – MARCHA ATROZ
com Miguel Ferreira

“Marcha Atroz é um conjunto breve de canções. Canções sobre o que não é breve.

Este mini-álbum vem como brinde (no sentido de oferta, mas também no sentido de tchin tchin) das reedições em vinil dos meus 3 últimos álbuns. Tem, portanto, qualquer coisa paradoxal: ser um conjunto de canções inéditas mas que servem de retrospectiva. Está aí a locomoção atroz, uma viagem no tempo em passo de marcha.

São músicas sobre a oxidação dos bens e a oxigenação do Bem. São cantigas para que tudo se largue e nada se olvide. São palmadas na inacção, combustões espontâneas e canonizações instantâneas. Malhas de revolta e de Travolta. Na Marcha Atroz vergo-me ao protesto, vendo-me para peças, visto a pele do crooner salomónico, vou esconjurando o esquecimento. É um mini-álbum de retrospectiva, mas tem capa amarelada como um post-it para o futuro.

A soprar fôlego neste conjunto de criações está o furacão, produtor e parceiro Miguel Ferreira (a única força da Natureza que, em vez de destruir, põe as coisas num sítio melhor e mais ordeiro). Fizemos isto entre a minha casa, a casa do Miguel e o estúdio “O Nosso Gravador” – casa da Manuela Azevedo e do Hélder Gonçalves, casal a quem desde já dedico este mini-álbum.”

Foi desta forma, em discurso directo, que Samuel Úria apresentou “Marcha Atroz”, o mini-álbum comemorativo que chega agora a palco para ciclos de concertos nas cidades de Lisboa e do Porto.

Serão concertos diferentes. Serão só com o Samuel e com o Miguel, tal como o dito do mini-álbum. Serão concertos com a marcha atrás engrenada de olhos no futuro. Terão surpresas. Serão sempre diferentes.

Samuel Úria: voz, guitarras

Miguel Ferreira: teclados, programações, omnichord, melódica, percussão, guitarra, coros

LISBOA – AUDITÓRIO CARLOS PAREDES – 13, 14, 15, 16 e 17 MARÇO

Duração: 90 min (aproximadamente)