Projetos Vencedores OP Benfica 2015

A fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo de Benfica 2015 terminou no dia 2 de outubro, com uma participação de 463 eleitores que votaram em um, dois ou três dos 17 projetos propostos pela população e selecionados para a fase final de votação do Orçamento Participativo de Benfica.

No total houve 1156 votos válidos distribuídos da seguinte forma:

Votos

105

17

178

Os projetos mais votados foram selecionados, de acordo com o estipulado no Regulamento do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Benfica.

Projetos vencedores do OP de Benfica 2015:

Projeto nº17 – Custo: 5000€ – Votos 178

Intervenção: Educação

Instalar um telheiro na EB1 Jorge Barradas que faça a ligação entre o portão da escola e a porta principal do edifício, para proteção das crianças nos dias de chuva.

Projeto nº9 – Custo: 5000€ – Votos 155

Intervenção: Educação

Proporcionar uma sala de aula funcional e digna às crianças que frequentam a turma 2º/2ª da EB1 Jorge Barradas: colocação de estores; pintura das paredes, recuperação dos painéis de corticite, substituição das lâmpadas/arrancadores dos candeeiros de teto.

Se possível, arranjar um computador para o uso dos alunos, o que lá está é tão obsoleto que se torna impossível usá-lo.

Projeto nº12 – Custo: 5000€ – Votos 120

Intervenção: Educação

Criação de zona abrigada com cobertura de acesso/permanência dos alunos da escola EB1 José Salvado Sampaio.

Existe a carência de um espaço que proteja os alunos da chuva e do sol para atividades lúdicas e educativas dentro do parque escolar. Com o objetivo também de promover à escola um espaço exterior adequado a apresentações, festas,etc.

Projeto nº16 – Custo: 5000€ – Votos 105

Intervenção: Espaço Público

Dinamização e Modernização do Mercado de Benfica: criação de uma nova imagem e modelo de comunicação para o Mercado de Benfica.

Projeto nº10 – Custo: 5000€ – Votos 96

Intervenção: Ação Social

Organização de um núcleo educativo de informática para adultos e adultos seniores.

Considerando a existência de um número elevado de habitantes desta freguesia com mais de 65 anos, muitos deles com necessidade e interesse em iniciar ou continuar uma aprendizagem de informática, propõe-se a organização de um núcleo educativo de informática para adultos e adultos seniores, com os seguintes objetivos:

• Proporcionar autonomia aos utentes de forma a permitir-lhes a utilização da internet para a resolução de problemas, tais como: marcação de consultas, declaração de IRS, pagamentos de impostos, consulta de atividades da Junta de Freguesia, etc.

• Facultar, através da aprendizagem dos programas do Office a execução dos mais diversos materiais (postais de felicitações, cartazes, avisos, cartas, contabilidade básica das despesas pessoais, etc.),de acordo com os interesses dos utentes.

• Contribuir para a preservação das capacidades cognitivas, atenção, concentração e memória dos utentes, que atividades como a informática, comprovadamente facilitam.

• Promover e desenvolver situações de convívio junto dos utentes considerando a existência de casos de exclusão social, neste grupo etário.

• Os meios materiais (uma sala com computadores, projetor, ecrã e ligação à internet) poderão, inicialmente ser os possíveis, de acordo com o orçamento. Temos professores em voluntariado, com muita prática nesta área, dos quais facultaremos os respetivos currículos logo que conveniente.